quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Reconhecendo os limites da perfeição

Hoje em dia somos muito cobrados por alta eficiência e temos pouco espaço para errar, como se tivessem nos tirado o direito de cometer erros. Cada vez menos tempo nos é dado para testar, errar e aprender com os erros. Temos que acertar de primeira.
Essa exigência já é tão constante em nossas vidas, que nem precisamos mais de estímulos externos, nós mesmos colocamos a pressão de sermos perfeitos em tudo, o tempo todo em nós mesmos.
Essa pressão não é exclusiva do ambiente profissional, mas por se tratar de um ambiente altamente competitivo, e eu atuando como coach, há quase 10 anos, com executivos que ocupam altos cargos de liderança em indústrias de vários segmentos, vejo como esse tem sido um dos temas mais recorrentes.
Como conviver com essa pressão interna e externa pela perfeição, numa cultura que não aceita erros e exila os perdedores?
Pois bem, uma reflexão que gosto de trazer ao foco dos meus clientes é: "Realmente é muito bom acertar em tudo sempre, mas e se isso não acontecer, alguém morre por causa disso? Você muda por causa dos seus resultados? Quando acerta é uma pessoa, quando erra é outra?"
Tomar consciência que nós não somos somente nossos resultados, e sim muito mais do que isso. Que independentemente dos resultados continuamos os mesmos seres humanos, com um bônus maior ou menor, mas os mesmos. Sucessos e insucessos não são capazes de mudar quem somos por si só. O que podem, no máximo, fazer é trazer à tona nossas habilidades ou falta delas para lidar com as adversidades, mudanças, cobranças, expectativas e viver em harmonia com nossos valores sem que percamos o foco dos nossos objetivos de vida.


Anna Oliveira: Coach Sênior e Instrutora dos cursos liderança 360°, Jovens Profissionais, Coaching Training pelo ICI- Credenciada PCC pela ICF- Instrutora do Curso de Certificação  Internacional do Assessment Janusian® pela KHORPPE®- Diretora Educacional pela FOCCS®. Anna atua desde 2006 como coach de executivos de alto e médio escalão. Coach Sênior pelo ICI, tem experiência em atendimento de profissionais de diversos segmentos da indústria e comércio. Desenvolve estudos e pesquisas de liderança e alta performance em parceria com o ICI Group com o intuito de levar a seus clientes o que há de mais moderno e eficiente em ferramentas de gestão de carreira e alta performance. É altamente recomendada com coach de excelentes resultados na aplicação da metodologia Coaching Integrado® pelos criadores do método (Rhandy di Stéfano e Fatima Abate). 




ü

Nenhum comentário:

Postar um comentário